SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6Coffea plant (Coffea arabica L.) growth with and without grafting and irrigation levels at transplanting timeIncidence of plagues and diseases in agroecossystems of organic coffee of familiar farmers in Poço Fundo-MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

NERY, Marcela Carlota; CARVALHO, Maria Laene Moreira de  and  OLIVEIRA, Luciana Magda de. Determinação do grau de umidade de sementes de ipê-do-cerrado Tabebuia ochracea ((Cham.) Standl.) pelos métodos de estufa e forno de microondas. Ciênc. agrotec. [online]. 2004, vol.28, n.6, pp. 1299-1305. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542004000600011.

A utilização de métodos rápidos e eficientes para a determinação da umidade de sementes pode auxiliar na preservação de espécies florestais, já que a umidade é um dos fatores que mais influenciam no processo de deterioração de sementes dessas espécies. Com o objetivo de definir a metodologia adequada para a determinação da umidade de sementes de ipê-do-cerrado (Tabebuia ochracea (Cham.) Standl.), foram utilizados quatro lotes coletados na região de Machado - MG, determinando a umidade em duas etapas. Na 1ªetapa do experimento, foram testados os métodos de estufa a 105ºC/24h e 103ºC/17h, com diferentes pesos das repetições e recipientes. Na 2ª etapa, o método de estufa que propiciou menor variação entre repetições obtidas na 1ª etapa foi comparado ao método do forno de microondas, utilizando diferentes procedimentos e tempos de exposição. Entre os métodos de estufa testados, o que possibilitou menor variação de resultados na determinação da umidade de sementes de ipê-do-cerrado foi o de 103ºC/17h, com utilização de cápsulas de alumínio e peso de sementes de um grama. As menores variações de resultados entre a metodologia de estufa 103ºC/17 h e forno de microondas ocorrem quando se utiliza o tempo de 5 minutos para determinação da umidade de sementes de ipê-do-cerrado.

Keywords : Estufa, ipê-do-cerrado; teor de água; espécie florestal; microondas; Tabebuia ochracea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese