SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue6The efficiency of UASB reactor treating dairy effluent at diferent organic loading ratesEffect of the of feed intake on the energy values of the grain of wheat and its by-products for broiler chickens obtained by the methodology of the forced feeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SANTANA, Márcio José de; CARVALHO, Jacinto de Assunção; FAQUIN, Valdemar  and  QUEIROZ, Tadeu Miranda de. Produção do pimentão (Capsicum annuum L.) irrigado sob diferentes tensões de água no solo e doses de cálcio. Ciênc. agrotec. [online]. 2004, vol.28, n.6, pp. 1385-1391. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542004000600022.

Com o objetivo de avaliar os efeitos de tensões de água no solo e doses de cálcio sobre a produção do pimentão (Capsicum annuum L.), instalou-se o presente experimento em casa-de-vegetação, no Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras - MG. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, em um esquema fatorial com seis repetições, sendo testados 4 doses de cálcio no solo (0, 200, 400 e 600 mg dm-3) e 4 tensões de água no solo (10 kPa, 30 kPa, 50 kPa e 60 kPa). Cultivou-se uma planta de pimentão por vaso com 13 dm3 de um Latossolo Vermelho distroférrico. Durante o período experimental, foram obtidos dados de altura e diâmetro do caule das plantas e produção de frutos. Pelos resultados obtidos, verifica-se que com a irrigação sendo feita diariamente, elevando-se a umidade do solo próxima à capacidade de campo (10 kPa), houve uma melhor resposta da cultura quanto à produção total, produção comercial, número de frutos totais, número de frutos comerciais, alturas das plantas e diâmetro de caule. Para as doses de cálcio e a interação cálcio x tensão, não houve diferença significativa entre os tratamentos. Com maior umidade do solo, houve uma diminuição do cálcio no solo, o que, provavelmente, deveu-se a um aumento da absorção desse nutriente pelas plantas.

Keywords : Manejo da irrigação; estresse hídrico; Capsicum annuum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese