SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Effect of lactic acid concentration on expansion property of photochemically modified starchesTemperature and light in germination of Tabebuia impetiginosa (Martius ex A. P. de Candolle) Standley and T. serratifolia Vahl Nich. seeds - Bignoniaceae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

JORGE, Neuza  and  LUNARDI, Vanessa Martins. Influência dos tipos de óleos e tempos de fritura na perda de umidade e absorção de óleo em batatas fritas. Ciênc. agrotec. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp. 635-641. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542005000300019.

Objetivou-se com este trabalho conhecer a influência dos tipos de óleos e tempos de fritura na perda de umidade e absorção de óleo em batatas fritas. Os experimentos foram conduzidos com frituras de batatas empregando óleos de girassol, milho e soja, submetidos em diferentes tempos, à temperatura de 175ºC. Amostras de batatas fritas foram analisadas por meio das determinações de umidade e teor lipídico, após primeira, quinta, décima e décima-quinta fritura. Análise de variância e teste de Tukey foram aplicados aos dados experimentais a níveis de 1 e 5% de significância. Verificou-se que batatas quando fritas em óleo de soja absorveram menor quantidade de óleo, diferindo significativamente daquelas fritas nos demais óleos estudados, além de ter obtido maior teor de umidade ao longo de todo o processo. No entanto, para o teor lipídico, batatas fritas em óleos de girassol e milho não diferiram significativamente entre si.

Keywords : óleos vegetais; absorção de óleo; batatas fritas; frituras descontínuas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese