SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Biological aspects of Trichogramma galloi Zucchi, 1988 (Hymenoptera: Trichogrammatidae) reared on eggs of Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera: Crambidae)Nutritional evaluation of the 'Prata Anã'banana (AAB) under irrigation, in the semi-arid of north of Minas Gerais state, for the DRIS method índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência e Agrotecnologia

versión impresa ISSN 1413-7054

Resumen

SILVA, Rubens Ribeiro da; SILVA, Marx Leandro Naves  y  FERREIRA, Mozart Martins. Atributos físicos indicadores da qualidade do solo sob sistemas de manejo na bacia do alto do Rio Grande-MG. Ciênc. agrotec. [online]. 2005, vol.29, n.4, pp. 719-730. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542005000400003.

O uso agrícola provoca alteração nos atributos físicos do solo. Normalmente essa alteração induz uma deterioração de sua qualidade, em decorrência da retirada da cobertura vegetal e o excessivo uso da mecanização. Diante disso, avaliou-se as alterações de alguns atributos indicadores da qualidade física de um Latossolo Vermelho-Amarelo Ácrico típico, sob diferentes sistemas de manejo em relação ao cerrado nativo. Para tanto foram coletadas amostras de solo nas camadas de 0-10, 10-20 e 20-30 cm na região Campos das Vertentes, na Bacia Alto do Rio Grande, MG. Os atributos físicos avaliados foram: estabilidade de agregados, expresso pelo diâmetro médio geométrico; densidade do solo; porosidade do solo e resistência do solo à penetração. Os sistemas de manejo avaliados foram: cultivo convencional com batata (CCB); cultivo convencional com batata sucedido por aveia em rotação com milho (CCBAM); cultivo convencional com milho (CCM); plantio direto com milho (PDM); cultivo com eucalipto (CE) e cerrado nativo (CN) como testemunha. A densidade do solo aumentou nos sistemas CCBAM e PDM, em relação ao cerrado nativo. O volume total de poros foi reduzido nos sistemas CCB, CCBAM e PDM, mesmo com o pouco tempo de cultivo nos sistemas CCB e CCBAM. Os sistemas convencionais CCB, CCBAM e CCM não alteraram a estabilidade de agregado do solo o suficiente para diferir do cerrado nativo. Os sistemas com menor revolvimento estão estabelecendo uma nova condição de equilíbrio. O menor revolvimento do solo, o acúmulo de matéria orgânica e a ação agregante do sistema radicular das gramíneas nos sistemas PDM e CE foram benéficos na manutenção da qualidade do solo. A resistência à penetração foi reduzida nas camadas superficiais nos sistemas convencionais CCB, CCBAM e CCM em função da mobilização do solo. Não houve diferenças significativas na permeabilidade do solo à água entre os sistemas de manejo (CCB, CCBAM, CCM e PDM) estando os valores na faixa de 35,4 a 54,6 mmh-1, sendo a mesma classificada como lenta a moderada; estes valores foram bem inferiores aos do sistema em equilíbrio (CN).

Palabras llave : Cerrado; Latossolo; plantio direto; batata; milho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués