SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Vegetative and productive behavior of quinces in Veranópolis, RS, BrazilDevelopment of Rhapis excelsa (Thunberg) Henry Ex. Rehder (Palm-Ráfia): influence of the height of the recipient in the formation of seedlings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

DONATO, Sérgio Luiz Rodrigues et al. Correlações entre caracteres da planta e do cacho em bananeira (Musa spp). Ciênc. agrotec. [online]. 2006, vol.30, n.1, pp. 21-30. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542006000100003.

Os caracteres observados em áreas experimentais têm natureza fenotípica e suas correlações são estimadas visando mensurar alterações em um caráter quando se altera outro relacionado. Objetivou-se com este trabalho, quantificar a relação entre os caracteres da planta e do cacho observados na época do florescimento e da colheita de 13 genótipos (variedades e híbridos) de bananeira (Musa spp.), em dois ciclos de produção, em Guanambi, Bahia. Foram utilizadas as variedades Prata anã, Pacovan (AAB), Grande naine e Nanicão (AAA), e os híbridos PA42-44, PV42-85, PV42-142, PV42-68 e ST12-31 (AAAB) e Ambrosia, Calipso, Bucaneiro e FHIA02 (AAAA), selecionados na Embrapa Mandioca e Fruticultura. Consideraram-se os caracteres: altura da planta; perímetro do pseudocaule; número de folhas vivas no florescimento e na colheita; número de dias do plantio ao florescimento e à colheita; intervalo florescimento à colheita; peso do cacho, da ráquis e da pencas; comprimento e diâmetro do engaço; número de pencas e de frutos; peso da segunda penca; peso, comprimento e diâmetro do fruto e espessura da casca. As correlações entre o peso do cacho e os demais caracteres estudados, variaram entre genótipos e ciclos. As associações entre o peso do cacho e os caracteres da planta, de forma geral foram não-significativas, e entre o peso do cacho e os caracteres do cacho significativas e positivas para a maioria dos genótipos, nos ciclos avaliados. As correlações entre os caracteres envolvendo todos os genótipos ao longo dos dois ciclos foram predominantemente positivas e não- significativas, entretanto, as associações entre os caracteres do cacho foram em maioria significativas, positivas e com valores expressivos.

Keywords : Híbridos; variedades; produção; descritores fenotípicos; ciclos; Musa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese