SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Influence of different levels of dietetic ndf on the intake and apparent digestibility of Santa Inês ewesNutrient content in marandu grass biomass due to nitrogen sources and levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054On-line version ISSN 1981-1829

Abstract

ELYAS, Ana Cristina Wyllie; PINTO, José Cardoso; FURTINI NETO, Antônio Eduardo  and  MORAIS, Augusto Ramalho de. Nitrogênio e saturação por bases no desempenho do capim-pojuca (Paspalum atratum Swalen cv. Pojuca) cultivado em vasos. Ciênc. agrotec. [online]. 2006, vol.30, n.3, pp.554-561. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542006000300023.

Objetivou-se avaliar o crescimento e a produção de MS do capim-Pojuca cultivado em Gleissolo háplico. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Departamento de Ciência do Solo da UFLA, Lavras MG. A semeadura foi realizada em vasos plásticos, sem furos, com capacidade para 4 dm3 de solo cada. Os tratamentos consistiram de quatro doses de N (0, 100, 200 e 400 mg/dm3) e quatro níveis de saturação por bases do solo (40, 50, 60 e 80%). Os tratamentos foram dispostos em um delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições. Foram efetuados três cortes da forragem a cerca de 4 cm de altura do solo. Antes da realização do primeiro corte, foram avaliadas as taxas de surgimento de perfilhos (TSP), de alongamento de perfilhos (TAlP) e de aparecimento de folhas (TApF) do capim-Pojuca. Também foram avaliadas a densidade de perfilhos (DP) e a produção de matéria seca (MS), nos três cortes. As TSP e TAlP responderam de maneira significativa ao aumento das doses de N, enquanto a TApF foi indiferente ao suprimento de N. A adubação nitrogenada proporcionou aumentos na DP e na produção de MS da gramínea nos três cortes efetuados. Não foi observada resposta significativa das variáveis estudadas ao aumento dos níveis de saturação por bases do solo. Conclui-se que a aplicação de 200 mg/dm3 de N é indispensável para um bom crescimento e boa produção de MS do capim-Pojuca, sendo desnecessário elevar o nível de saturação por bases do solo acima de 40% em Gleissolo háplico.

Keywords : Densidade de perfilhos; produção de MS; taxa de alongamento de perfilhos; taxa de aparecimento de folhas; taxa de surgimento de perfilhos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License