SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Influência de diferentes níveis de fdn dietético no consumo e digestibilidade aparente de ovelhas Santa InêsNutrientes na fitomassa de capim-marandu em função de fontes e doses de nitrogênio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

ELYAS, Ana Cristina Wyllie; PINTO, José Cardoso; FURTINI NETO, Antônio Eduardo  e  MORAIS, Augusto Ramalho de. Nitrogênio e saturação por bases no desempenho do capim-pojuca (Paspalum atratum Swalen cv. Pojuca) cultivado em vasos. Ciênc. agrotec. [online]. 2006, vol.30, n.3, pp.554-561. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542006000300023.

Objetivou-se avaliar o crescimento e a produção de MS do capim-Pojuca cultivado em Gleissolo háplico. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Departamento de Ciência do Solo da UFLA, Lavras MG. A semeadura foi realizada em vasos plásticos, sem furos, com capacidade para 4 dm3 de solo cada. Os tratamentos consistiram de quatro doses de N (0, 100, 200 e 400 mg/dm3) e quatro níveis de saturação por bases do solo (40, 50, 60 e 80%). Os tratamentos foram dispostos em um delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições. Foram efetuados três cortes da forragem a cerca de 4 cm de altura do solo. Antes da realização do primeiro corte, foram avaliadas as taxas de surgimento de perfilhos (TSP), de alongamento de perfilhos (TAlP) e de aparecimento de folhas (TApF) do capim-Pojuca. Também foram avaliadas a densidade de perfilhos (DP) e a produção de matéria seca (MS), nos três cortes. As TSP e TAlP responderam de maneira significativa ao aumento das doses de N, enquanto a TApF foi indiferente ao suprimento de N. A adubação nitrogenada proporcionou aumentos na DP e na produção de MS da gramínea nos três cortes efetuados. Não foi observada resposta significativa das variáveis estudadas ao aumento dos níveis de saturação por bases do solo. Conclui-se que a aplicação de 200 mg/dm3 de N é indispensável para um bom crescimento e boa produção de MS do capim-Pojuca, sendo desnecessário elevar o nível de saturação por bases do solo acima de 40% em Gleissolo háplico.

Palavras-chave : Densidade de perfilhos; produção de MS; taxa de alongamento de perfilhos; taxa de aparecimento de folhas; taxa de surgimento de perfilhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons