SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue5Phosphate and potash fertilization on growth and nutrition of Crotalaria juncea L.Yield evaluation of coffee plant (Coffea arabica L.) progenies in two tillage systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SILVA, Sebastião de Oliveira e et al. Avaliação de clones de banana Cavendish. Ciênc. agrotec. [online]. 2006, vol.30, n.5, pp. 832-837. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542006000500002.

Na bananeira ocorrem variações somaclonais em taxa muito superior ao que se observa na maioria das outras culturas, provavelmente em função da instabilidade mitótica. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar clones de bananeira Cavendish coletados em diferentes locais. Os clones Grande Naine (G.N. Taperão, G.N. Rossete, G.N. Williams, G.N. Magário, G.N. SC-074) e Nanicão (N. IAC Abóbora Verde, N. Rossete, N. SC-0008 e N. SC-063) coletados em São Paulo, Santa Catarina e Bahia foram avaliados no Lote 54-P da Thelo Produção Agropecuária (Grupo Plena), no Projeto Jaíba, Etapa 1, no município de Matias Cardoso-MG. Avaliaram-se os caracteres altura da planta, circunferência do pseudocaule, número de folhas vivas no florescimento e na colheita, número de brotos, peso do cacho e das pencas, número de frutos e de pencas por cacho, comprimento e circunferência do fruto e número de dias do plantio ao florescimento e à colheita. Observou-se grande similaridade nas características dos clones. No entanto, os resultados obtidos permitem a recomendação dos clones N. IAC Abóbora Verde e G.N. Williams.

Keywords : Musa spp.; variabilidade; mutações espontâneas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese