SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número6Efeito da inclusão de diferentes tipos de óleo na dieta de varrões sobre a qualidade do sêmen "in natura"Silagem de resíduos da filetagem de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus), com ácido fórmico - análise Bromatológica, físico-química e microbiológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

HIRSCH, Daniela et al. Identificação e resistência a antimicrobianos de espécies de Aeromonas móveis isoladas de peixes e ambientes aquáticos. Ciênc. agrotec. [online]. 2006, vol.30, n.6, pp. 1211-1217. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542006000600026.

Com o objetivo de se verificar a diversidade de espécies de Aeromonas móveis e seu perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em pisciculturas comerciais, foram selecionadas oito tilapiculturas localizadas na região do Alto Rio Grande, Minas Gerais. De cada propriedade foram coletadas três amostras de peixes em estádio de pré-abate (vivos e saudáveis), uma amostra de água do tanque e uma amostra da água de abastecimento do sistema. De cada peixe foram coletadas amostras de lavado superficial e do parênquima renal. Diluições seriadas adequadas de cada amostra foram plaqueadas em TSA-ampicilina (10 mg/l) e as amostras de rim em Ágar Sangue de cavalo a 5%. A partir de colônias isoladas positivas para o teste da oxidase foram realizados testes para identificação do gênero (testes presuntivos) e das espécies de Aeromonas (testes bioquímicos). O perfil de antibiograma foi obtido pelo teste de difusão de discos de antibióticos em Ágar Mueller Hinton. Foram obtidos 75 isolados diferenciados em nove espécies de Aeromonas: A. jandaei, A. hydrophila, A. trota, A. caviae, A. sobria, A. eucrenophila, A. veronii bt veronii, A. schubertii, A. media, além de amostras classificadas como Aeromonas atípicas. Do total isolado, oito amostras foram provenientes da superfície corpórea de peixes, 14 da água de abastecimento e 53 da água do tanque. Não houve isolamento a partir dos espécimes de parênquima renal. Em relação ao perfil de resistência, 93% dos isolados foram resistentes à eritromicina, 36% à tetraciclina, 13% ao ác. nalidíxico, 9% à gentamicina, 8% à nitrofurantoína, 8% à canamicina, 5% à norfloxacina, 4% ao cloranfenicol e 3% às sulfonamidas. Dentre os isolados analisados, 43% apresentaram índice de múltipla resistência a antimicrobianos (MAR) igual ou superior a 22%, ou seja, resistência a dois ou mais drogas das nove testadas. Os dados apontam para um risco iminente, tanto pelo isolamento de amostras potencialmente patogênicas a seres humanos quanto pelo perfil de multirresistência dos isolados.

Palavras-chave : Aeromonas sp.; resistência a antimicrobianos; tilápia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português