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Aplicação do método QFD na avaliação do perfil do consumidor de abacaxi 'Pérola'

Consumer profile evaluation by quality function development for a pineapple

A busca pela longevidade e a procura por alimentos mais saudáveis fizeram com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes. Diante disso, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de abacaxi no Mercado Municipal de Piracicaba (SP) através do método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e, com base nas respostas obtidas nos questionários aplicados, traçou-se o perfil dos consumidores, destacando-se suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Verificou-se que é a mulher que realiza as compras do abacaxi, com preferência pelo consumo na forma in natura. Encontrou-se insatisfação de 80,1% dos entrevistados quanto à qualidade do abacaxi, sendo a elevada acidez, a principal causa de descontentamento. Logo, a qualidade do abacaxi não correspondia àquela indicada pelos consumidores (casca sem defeitos, coloração amarelada ou mista, tamanho grande, boa aparência interna demonstrando que está sadio, textura firme, aroma característico, baixa acidez, sabor doce, maduro do ponto de vista fisiológico e suculento). Diante da insatisfação dos consumidores e considerando-se que o abacaxi é consumido preferencialmente in natura, deve-se atentar para a preservação da sua aparência e qualidade sensorial. A opinião dos consumidores deve ser considerada na tentativa de identificar os pontos que devem ser melhorados dentro da cadeia de comercialização, a fim de minimizar as perdas e promover a melhoria e a manutenção da qualidade do produto final.

Ananas comosus; método QFD; mercado consumidor


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