SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Evaluation of the production of Pleurotus sajor-caju in cotton textille mill wasteComparasion of probability distribution models and estimative of the probable rainfall for the Barbacena County, MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

CRUZ, Maria do Céu Monteiro da; ROCHA, Railene Hérica Carlos; SIQUEIRA, Dalmo Lopes de  and  SALOMAO, Luiz Carlos Chamhum. Avaliação do potencial hídrico foliar, umidade do solo e temperatura do ar no período pré- florescimento dos citros. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1291-1296. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500003.

O trabalho foi conduzido em um pomar de citros localizado no Setor de Fruticultura do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa-UFV/Viçosa-MG, no período de março a setembro de 2004. O objetivo foi avaliar a influência do potencial hídrico das folhas e do solo sobre o florescimento da tangerineira 'Poncã', laranjeira 'Serra d'Água'e limeira ácida 'Tahiti' nas condições climáticas de Viçosa-MG. A temperatura do ar (ºC) e a precipitação pluviométrica (mm) foram avaliadas diariamente durante o período experimental. O potencial hídrico no solo e nas folhas foi avaliado em dois horários (7:00 às 8:00 h manhã e 13:00 às 14:00 h tarde). As cultivares utilizadas foram laranjeira 'Serra d'Água'(Citrus sinensis (L.) Osb.), tangerina 'Poncã' (Citrus reticulata Blanco) e limeira ácida 'Tahiti' (Citrus latifolia Tanaka.), enxertadas sobre limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia Osb.). Observou-se que o potencial hídrico foliar dos citros diminuiu sob condições de altas temperaturas e déficit hídrico no solo, entretanto, varia em função dos cultivares, observando-se os maiores valores para a limeira 'Tahiti'. O florescimento ocorreu após um período de baixas temperaturas seguido por uma redução do potencial hídrico do solo. A limeira ácida 'Tahiti' é mais precoce, quando comparada com a tangerineira 'Poncã' e a laranjeira 'Serra D'Água'.

Keywords : Citrus; potencial hídrico; florescimento; indução floral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese