SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Development of a traceability system applied to the wine production chainNitrogen and potassium rates in the zoysia grass sod production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

LIMA, Rosiane de Lourdes Silva de; FERREIRA, Gilvan Barbosa; WEBER, Olmar Baller  and  CAZETTA, Jairo Osvaldo. Diagnose foliar da gravioleira (Annona muricata L.): efeito da posição de ramos e folhas. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1320-1325. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500007.

A carência de informações na literatura sobre a amostragem de folhas da gravioleira, particularmente, a definição da posição da folha na copa das árvores e das folhas nos ramos ainda é um fator limitante para a diagnose foliar dessa cultura. Objetivando determinar a parte da planta indicada para a amostragem de folhas e a avaliação do estado nutricional da gravioleira conduziu-se um experimento no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, em Pacajus (CE), no período de março a abril de 2003. Colheram-se folhas de três posições da copa (terço superior, terço médio e terço inferior) e três posições no ramo (folhas da parte apical, mediana e basal) e determinaram-se os teores de P, K, Ca, Mg, S, Fe, Cu, Zn e Mn. Os resultados permitem sugerir que os teores de minerais das folhas da parte mediana da copa das árvores e na posição mediana do ramo refletem melhor o estado nutricional da frutífera.

Keywords : Annona muricata; nutrição mineral; altura da copa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese