SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Identification of resistance sources of bacterial wilt in common bean landraces, collected in Santa CatarinaInheritance of composite inflorescence of cowpea cacheado cultivar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

LOPES, José Carlos; BONO, Gustavo Marchezi; ALEXANDRE, Rodrigo Sobreira  and  MAIA, Victor Martins. Germinação e vigor de plantas de maracujazeiro 'amarelo' em diferentes estádios de maturação do fruto, arilo e substrato. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1340-1346. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500010.

O conhecimento dos efeitos de substratos, do estádio de maturação dos frutos e da presença do arilo sobre a germinação das sementes do maracujá é de suma importância para o desenvolvimento desta cultura. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar a germinação e o vigor de plantas de maracujazeiro 'amarelo' (Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Degener) em diferentes estádios de maturação do fruto, arilo e substrato. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 4 repetições de 25 sementes, em esquema fatorial 2 x 2 x 3, com 2 estádios de maturação do fruto (maduro e murcho), presença e ausência do arilo e 3 substratos (vermiculita, areia e areia + terra + esterco (bovino). As características avaliadas foram: germinação, índice de velocidade de emergência, plântulas normais e anormais, sementes duras e deterioradas e massa seca da parte aérea e da raiz (mg). As sementes de frutos murchos apresentaram maior porcentagem de germinação, acontecendo o mesmo quando se fez a remoção do arilo. A velocidade de emergência das plântulas foi favorecida pelo plantio de sementes de frutos murchos com arilo no substrato areia + terra + esterco.

Keywords : Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Degener; maracujá; propagação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese