SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5QTLs identification in common bean through SSR markers affected by natural selectionIsolation and identification of bacteria present in the casing layer utilized to the cultivation of the mushroom Agaricus blazei Murril author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

LIMA, Juliana Firmino de; PEIXOTO, Clóvis Pereira  and  LEDO, Carlos Alberto da Silva. Índices fisiológicos e crescimento inicial de mamoeiro (Carica papaya L.) em casa de vegetação. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1358-1363. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500013.

No Brasil, a cultura do mamoeiro (Carica papaya L.) é amplamente difundida, destacando-se o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo onde se concentra a maior parte dos plantios comerciais. Por ser uma cultura que necessita de renovação dos pomares de quatro em quatro anos, no máximo, há uma necessidade constante de renovação deles, fazendo com que a demanda por novas tecnologias e melhoria na qualidade das mudas cresça, forçando o desenvolvimento de pesquisas na área. A análise de crescimento tem sido usada por pesquisadores, na tentativa de explicar diferenças no crescimento, de ordem genética ou resultante de modificações do ambiente e constitui uma ferramenta eficiente para a identificação de materiais promissores, além de identificar características que, no crescimento inicial, indiquem possibilidade de aumento no rendimento da planta adulta, favorecendo os trabalhos de melhoramento na busca de materiais mais produtivos. Por isso, objetivou-se avaliar o crescimento inicial de plantas de mamoeiro em casa de vegetação, por meio de índices fisiológicos, como parâmetros indicativos do rendimento. Assim, instalou-se um experimento no delineamento inteiramente casualizado, utilizando a cultivar Golden e outro com o híbrido Tainung Nº1. Concluiu-se que os índices fisiológicos; taxa de crescimento absoluto, taxa de crescimento relativo, taxa assimilatória líquida e razão de área foliar são ferramentas eficientes para identificar e comparar diferentes materiais genéticos, durante o crescimento inicial de plantas de mamoeiro da cultivar Golden e do híbrido Tainung Nº1, em casa de vegetação.

Keywords : Variabilidade; Golden; Tainung Nº1.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese