SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Sample size for estimating the ten-day averages of global solar radiation in Rio Grande do Sul State, BrazilPhysicochemical analyses of commercial samples of cheese bread premix and production of cheese breads with addition of okara author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

LIMA, Juliana Firmino de; PEIXOTO, Clóvis Pereira; LEDO, Carlos Alberto da Silva  and  FARIA, Gláucia Amorim. Tamanho ótimo de parcela para experimentos com plantas de mamoeiro em casa de vegetação. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1411-1415. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500021.

Neste trabalho, objetivou-se a determinação do tamanho ótimo de parcelas em experimentos em casa de vegetação com a cultura do mamoeiro. Foram conduzidos dois ensaios de uniformidade com as cultivares Golden, do grupo Solo, e com o híbrido Tainung Nº 1, do grupo Formosa. Os ensaios foram formados por plantas em sacos de polietileno, dispostas em 10 fileiras, com 10 plantas em cada fila. Entre o período do desbaste e do aparecimento da primeira flor funcional, foram feitas avaliações das variáveis: altura de planta, diâmetro de caule, número de folhas, largura e comprimento de folha madura. Foram simulados diversos tamanhos e formas de parcelas, em que cada planta foi considerada primeiramente como uma unidade básica (parcela) ate 50 plantas por unidade básica. Para a estimação do tamanho ótimo de parcelas empregou-se o método da máxima curvatura modificado. Pode-se concluir que, para os materiais e variáveis estudadas, o tamanho de parcela ótimo deve ser formada por oito plantas.

Keywords : Precisão experimental; erro experimental; coeficiente de variação; ensaio de uniformidade; Carica papaya L..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese