SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Chemical and biochemical caracterization of guavas stored under refrigeration and modified atmospherePostharvest quality of fruits from different mangabeira clones (Hancornia speciosa Gomes) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

IZIDORO, Dayane Rosalyn et al. Morfologia dos grânulos e comportamento reológico dos géis de amido de banana verde (Musa cavendishii) e milho (Zea mays). Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1443-1448. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500026.

No presente trabalho foi utilizado amido obtido de banana verde (Musa cavendishii) e amido de milho (Zea mays) comercial, com o objetivo de comparar a morfologia dos grânulos e o comportamento reológico dos géis. As imagens da morfologia dos grânulos foram obtidas por microscopia eletrônica de varredura. Os grânulos de amido da banana apresentaram forma oval e elipsoidal com diâmetros irregulares, todavia, os grânulos do amido de milho mostraram forma poliédrica e diferentes tamanhos. As análises reológicas dos géis das soluções de amido mostraram caráter não-newtoniano, pseudoplástico. O modelo de Herschel-Bulkley foi o que melhor representou comportamento reológico dos géis. O gel de amido de banana verde obteve maiores valores de tensão de cisalhamento e viscosidade aparente quando comparada ao gel de amido de milho. Ocorreu um decréscimo progressivo na tensão de cisalhamento e na viscosidade com a adição de cloreto de sódio e sacarose aos géis.

Keywords : Amido; banana verde; milho; microscopia; reologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English