SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Postharvest quality of fruits from different mangabeira clones (Hancornia speciosa Gomes)Spatial-time analysis of evapotranspiration reference in the Minas Gerais State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

CARRER, Celso da Costa et al. Alguns aspectos da política creditícia e o desenvolvimento da pecuária de corte no Brasil. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1455-1461. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500028.

Uma análise das especificidades dos recursos financeiros públicos destinados à pecuária de corte constitui o objetivo desse trabalho, além de buscar subsídios para a compreensão do processo de modernização e desenvolvimento desta atividade no país. Em primeira instância, estabeleceram-se as relações de causas e efeitos ocorridas durante o processo histórico de conformação do segmento da pecuária de corte do país, procurando-se analisar as particularidades da distribuição do crédito rural. Num segundo momento, para o diagnóstico da situação atual e das perspectivas da produção de carne bovina no Brasil, foram sistematizadas neste trabalho, com o uso da análise de tendências, informações que visam conjugar uma visão sistêmica da atividade, a fim de se detectarem sintomas de mudanças na base técnica e mercadológica da atividade. A política creditícia, que historicamente teve sua importância, deve sofrer substituição por mecanismos alternativos de financiamento da atividade, em que vendas "hedgeadas", adiantamentos à produção e parcerias produtivas se tornarão a tônica do segmento.

Keywords : Bovinocultura de Corte; Crédito Rural; Gestão; Tecnologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese