SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Effects of irrigation water salinity upon the sprouting and initial development of sugar cane (Saccharum spp) and on soils with different textural levelsEvaluation of morhometric growth curves of tilapia of Nilo (Oreochromis niloticus) strains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

VIEIRA, Vinicius Augusto da Silveira; MELLO, Carlos Rogério de  and  LIMA, José Maria de. Variabilidade espacial de atributos físicos do solo em uma microbacia hidrográfica. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1477-1485. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500031.

A variabilidade espacial dos atributos físicos do solo é importante para a caracterização do comportamento espacial dos solos em bacias hidrográficas. Objetivou-se com este trabalho estudar a variabilidade espacial de atributos físicos do solo em uma microbacia hidrográfica, visando subsidiar estudos de manejo do solo e da água. A área em estudo é uma microbacia que pode ser considerada homogênea para estudos com agentes erosivos, como a precipitação, devido ao tamanho reduzido (1,23 ha), mas de grande variabilidade de respostas à erosão, em função dos atributos do solo, vegetação, histórico de uso e relevo. Com o auxílio de SIG, DGPS e estação total, toda área foi dividida em grid retangular de 20 m, onde o solo foi amostrado em duas camadas, 0 a 20 cm e 20 a 40 cm. Os atributos avaliados foram: teores de areia, silte e argila e argila dispersa em água (ADA). Os resultados foram analisados utilizando-se a estatística básica, como histogramas e assimetria, e geoestatística, por meio de semivariogramas e mapas de krigagem. Houve dependência espacial de todos os atributos analisados, especialmente na camada de 20 a 40 cm.

Keywords : Geoestatística; física do solo; microbacia hidrográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese