SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Spatial variability of soil physical atribbutes in small watershedNutricional evaluation of commercial foods and sunflower seed for blue-fronted parrot (Amazona aestiva) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SANTOS, Vander Bruno dos; FREITAS, Rilke Tadeu Fonseca de; SILVA, Fabyano Fonseca e  and  FREATO, Thiago Archangelo. Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus). Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1486-1492. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500032.

Com o objetivo de avaliar curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápias em função dos pesos de abate, um experimento foi conduzido no setor de piscicultura da Universidade Federal de Lavras, M.G.- Brasil. Foram avaliados 362 peixes da linhagem Chitralada e 345 da Supreme, pesando entre 1,7 e 800 g. Com o crescimento dos animais, amostras aleatórias foram tomadas, sendo os peixes abatidos, pesados e submetidos à avaliação morfométrica. Foram ajustados diferentes modelos de crescimento de medidas corporais em função do peso de abate. Pequenas diferenças entre os ajustes dos modelos foram encontradas para o valor assintótico (A) e grandes diferenças para a taxa de crescimento relativo à maturidade (K) para todas as medidas. Os modelos de Brody e Logístico apresentaram maiores diferenças, ficando os modelos de Gompertz e von Bertalanffy em posição intermediária. A linhagem Supreme obteve valores de "A" ligeiramente maiores, para o comprimento padrão (CP), e ligeiramente menores, para a altura do corpo, em relação aos valores obtidos pela linhagem Chitralada, e essa apresentou maior "K" para a relação comprimento da cabeça/comprimento padrão. Conclui-se que os modelos não lineares de Gompertz, Brody, von Bertalanffy e Logístico descrevem adequadamente o crescimento morfométrico de tilápias do Nilo em função do peso corporal, sendo mais indicados os modelos de Gompertz e von Bertalanffy, tanto para a linhagem Chitralada quanto para a Supreme, considerando que foram pequenas as diferenças existentes entre as duas linhagens.

Keywords : Chitralada; medidas morfométricas; Supreme; Tailandesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese