SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número5Produção de forragem do capim-tanzânia sob intervalos de corte e doses de potássioFontes e níveis de óleos na alimentação de carpa comum (Cyprinus carpio L.) na fase de crescimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

COUTO FILHO, Cristovão Colombo de Carvalho et al. Qualidade da silagem de resíduo de manga com diferentes aditivos. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1537-1544. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500040.

Com o objetivo de avaliar a qualidade da silagem de resíduo de manga (Mangifera indica L.) em mistura com diferentes aditivos, em níveis crescentes de adição, foi conduzido este estudo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com três repetições, sendo os tratamentos dispostos em um esquema fatorial do tipo (4 x 3) + 1, sendo quatro aditivos (milho desintegrado com palha e sabugo (MDPS), palha de feijão (PF), sabugo de milho (SM) e casca de café (CC)) em três níveis de adição (10, 20 e 30%) e um tratamento testemunha (resíduo de manga puro ensilado). O material experimental foi ensilado em silos de PVC adaptados com válvula tipo "Bunsen" com capacidade para aproximadamente 3 kg cada. Todos os aditivos utilizados elevaram os teores de MS. À medida que se aumentou os níveis de adição dos aditivos, houve uma redução nos valores de poder tampão (PT). Os valores de pH e nitrogênio amoniacal (N-NH3 /%N total) mantiveram-se dentro dos padrões indicativos de um bom processo fermentativo. O padrão de fermentação das silagens aditivadas foi satisfatório, sem haver comprometimento na qualidade destas. Os aditivos milho desintegrado com palha e sabugo, palha de feijão ou casca de café podem ser adicionados ao processo de ensilagem do resíduo de manga nos níveis de adição de 20 ou 30%, melhorando seu padrão fermentativo.

Palavras-chave : Resíduos agroindustriais; Mangifera indica; aditivos; qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português