SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Quality of mango residue silage with different additivesMain difficulties found by certifiers of bovine traceability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

GRAEFF, Álvaro  and  TOMAZELLI, Amador. Fontes e níveis de óleos na alimentação de carpa comum (Cyprinus carpio L.) na fase de crescimento. Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.5, pp. 1545-1551. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000500041.

Testaram-se neste trabalho, quatro fontes de lipídios (algodão, canola, girassol e milho) e três níveis de inclusão (1, 3 e 5%), na alimentação de carpas comum (Cyprinus carpio L.), incorporadas à dieta, na fase de engorda. Os peixes iniciaram com peso médio inicial de 26,6 ± 2,02g e comprimento médio inicial 11,2 ± 0,09cm respectivamente para os tratamentos. As dietas foram formuladas dentro dos critérios para a espécie e para o sistema de produção, com ingredientes onde a proteína bruta e a energia ficassem estabilizadas em 28% e 2.800 kcal de energia metabolizável/kg de ração, e oferecida na quantidade de 1% do peso vivo ao dia, reajustado a cada 30 dias, na forma peletizada. Cada parcela experimental contou com seis peixes e utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (4 fontes, 3 níveis) com 3 repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância, teste F, ao nível de significância de 5% e as médias comparadas pelo teste de Tukey. As variáveis peso médio final, comprimento médio final, conversão alimentar aparente e sobrevivência não apresentaram diferença significativa entre os tratamentos testados (P>0,05). Conclui-se, com base nos dados obtidos, que todas fontes e níveis de lipídios utilizados são eficientes na alimentação, devendo, portanto ser utilizado aquele que tiver valor econômico menor no momento. Também se concluiu que os diferentes tipos de rações experimentais não interferiram significativamente nas características do rendimento de carcaça e rendimento de filé.

Keywords : Carpa comum; óleo de algodão; óleo de canola; óleo de girassol; óleo de milho; lipídios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese