SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6Doses de multifosfato magnesiano aplicados a lanço em pré-semeadura, sob sistema plantio direto: cultura da sojaEfeito da escarificação e luminosidade na germinação in vitro de sementes de cagaiteira (Eugenia dysenterica DC.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

SORATTO, Rogério Peres et al. Doses e épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura na cultura do painço (Panicum miliaceum L.). Ciênc. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.6, pp. 1661-1667. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542007000600009.

A cultura do painço é uma opção interessante tanto para a formação de palha para cobertura do solo como para a produção de grãos, pelo seu rápido crescimento, tolerância à seca e ciclo curto. No entanto, são escassas as informações sobre o manejo da adubação nitrogenada para essa cultura. Objetivou-se, neste estudo, avaliar o efeito de doses e épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura nas características agronômicas e produtividade de grãos do painço. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4x2, constituído pela combinação de quatro doses (0, 30, 60 e 120 kg ha-1 de N) e duas épocas de aplicação (14 e 28 dias após a emergência - DAE) do fertilizante nitrogenado (uréia) em cobertura, com quatro repetições. A adubação nitrogenada em cobertura promoveu aumento na altura da planta, comprimento da panícula e produtividade de grãos da cultura do painço, independentemente da época de aplicação. O número de grãos por panícula foi incrementado pela adubação nitrogenada apenas com a aplicação que foi realizada aos 14 DAE. A aplicação de N em cobertura, aos 14 dias após a emergência, proporcionou acréscimos nas características agronômicas, até a dose de 120 kg ha-1 (maior dose), acarretando aumento da produtividade de grãos do painço.

Palavras-chave : Adubação nitrogenada; nutrição mineral; componentes da produção; produtividade de grãos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português