SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Evaluation of Arabica and Robusta coffee genotypes in the state of AcrePhysiological characteristics of common bean in tropical varzea soils as affected by rate and nitrogen management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

LIMA, Ednabel Caracas et al. Indução de calos em segmentos foliares de sangra d'água (Croton urucurana Baill). Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 17-22. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100002.

A sangra d'água, espécie pertencente à família Euphorbiaceae, apresenta potencial na recuperação de matas ciliares degradadas e é extensamente utilizada na medicina tradicional, como cicatrizante e no tratamento de reumatismos. Entretanto, suas sementes apresentam dormência e baixa viabilidade, dificultando a propagação desta espécie. Avaliou-se o efeito de diferentes concentrações de 2,4-D e BAP ou TDZ e de ANA e BAP, com suas possíveis combinações, na indução de calos em segmentos foliares de sangra d'água. Quarenta e cinco dias após a inoculação, foi avaliado o peso fresco dos calos. O uso de BAP isoladamente e a combinação entre ANA e BAP não promoveram calogênese em segmentos foliares de sangra d'água. Embora a combinação de 2,4-D e BAP ou TDZ tenha induzido a formação de calos, o uso isolado de 2,4-D proporcionou o maior peso fresco destes.

Keywords : Micropropagação; calogênese; cultura de tecidos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English