SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Callus induction in leaf segments of Croton urucurana BaillIsoezymatic characterization and peroxidase activity in leaves of hyperhydric, intermediary and normal plants of Bidens pilosa L. grown in vitro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SANTOS, Alberto Baêta dos  and  FAGERIA, Nand Kumar. Características fisiológicas do feijoeiro em várzeas tropicais afetadas por doses e manejo de nitrogênio. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 23-31. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100003.

Com o objetivo de avaliar a influência de doses, métodos e épocas de aplicação de N sobre as características fisiológicas do feijoeiro foi conduzido um estudo em várzeas no Tocantins. Nos dois primeiros anos, foram avaliados as doses de 0; 40; 80; 120 e 160 kg ha-1 de N e os métodos e épocas de aplicação: M1 - todo N na semeadura; M2 - ½ na semeadura + ½ incorporado ao solo aos 20 dias após a emergência (DAE) e M3 - ½ na semeadura + ½ a lanço aos 20 DAE, com a cultivar Rudá. No terceiro ano, avaliaram-se apenas as doses de N incorporadas ao solo aos 20 DAE, com a cultivar Pérola. A adubação nitrogenada foi feita na forma de sulfato de amônio, no primeiro ano, e de uréia, nos dois últimos. Em várzeas tropicais, a eficiência de utilização da adubação nitrogenada pelo feijoeiro é baixa, o que reforça em parte a razão da resposta da cultura a altas doses desse nutriente. A incorporação de todo N na semeadura e a aplicação de parte do N por ocasião dessa e parte incorporada aos 20 DAE demandam menores doses do fertilizante para obtenção dos maiores índices fisiológicos do feijoeiro que a aplicação de parte do N a lanço na superfície do solo. Essas doses diferem da que proporciona maior produtividade de grãos. Com 140 kg ha-1 de N, o feijoeiro produz mais grãos por unidade de área foliar. Maiores doses de N propiciam maiores produção biológica e índices fisiológicos.

Keywords : Phaseolus vulgaris L; área foliar; matéria seca; crescimento; adubação nitrogenada de cobertura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese