SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Report of Xylella fastidiosa in petioles and hypocotyls of coffee plants with symptoms of Buttery spotGrowing and yield of coriander and radish in function of intercropping establishment times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SERA, Gustavo Hiroshi et al. Correlação entre a necrose de frutos associada ao Colletotrichum spp. com as características frutos por nó e produtividade entre genótipos de café arábica. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 48-54. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100007.

O fungo Colletotrichum spp. vem sendo associado à graves perdas para a cafeicultura brasileira. Objetivou-se neste trabalho verificar a existência de relação entre a variável necrose de frutos associada ao Colletotrichum spp. ("COL") com a quantidade média de frutos por nó produtivo ("FN") e com a produção ("PRD") em genótipos de café arábica. O ensaio de campo foi realizado no IAPAR (Londrina, PR, Brasil) em dezembro de 2004 e em cafeeiros com três anos de idade. A variável "COL" foi avaliada atribuindo-se notas de 1 a 5, onde 1 representam plantas com 0 % a 5 % de frutos necrosados. "FN" foi avaliada seguindo uma escala de notas de 1 a 5, onde 1 representa plantas com 0 a 3 frutos/ nó e nota 5 com mais do que 15 frutos/ nó. A avaliação visual subjetiva da produção foi estimada em litros de frutos em estádio cereja, por planta. A correlação de Pearson foi estimada para avaliar a existência de associações entre as variáveis. Foram observadas correlações positivas e significativas a 1 % entre "COL" e "FN" e entre "COL" e "PRD". A necrose de frutos foi mais intensa em cafeeiros com mais produção e com mais frutos por nó produtivo. Sugere-se que a avaliação da resistência de campo à necrose dos frutos associada à presença de Colletotrichum spp. seja realizada em cafeeiros com alta produção e com alta quantidade de frutos por nó produtivo.

Keywords : Antracnose; Coffea; Colletotrichum gloeosporioides; cultivares; melhoramento genético.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese