SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Correlation between fruit necrosis associated to Colletotrichum spp. with the fruits per node and yield traits of arabic coffeeEffect of nutrients combined with inducers of resistance on the protection of cocoa seedlings against witches' broom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

GRANGEIRO, Leilson Costa et al. Crescimento e produtividade do coentro e rabanete em função da época de estabelecimento do consórcio. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 55-60. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100008.

Objetivou-se com este trabalho avaliar o rendimento de coentro (Coriandrum sativum L.) e rabanete (Raphanus sativus L.) em função da época de estabelecimento do consórcio. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados completos, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos analisados corresponderam a monocultura do coentro e às consorciações deste com o rabanete aos 0, 7 e 14 dias após a semeadura do coentro e as monoculturas do rabanete nas mesmas épocas de estabelecimento dos cultivos consorciados. As cultivares de coentro e rabanete foram respectivamente, Verdão e Crimson Gigante. Avaliaram-se a altura de plantas, massa fresca e seca da parte aérea e produtividade do coentro, e, altura de planta, massa seca da parte aérea, massa fresca e produtividade de raiz comercial e não comercial, massa seca de raiz comercial de rabanete e o índice de uso eficiente da área. Com base na produtividade e no índice de uso eficiente da área, pode-se concluir que o cultivo consorciado do coentro com rabanete é viável, sendo que as melhores respostas foram obtidas nos consórcios estabelecido aos 7 e 14 DAS do coentro.

Keywords : Coriandrum sativum L.; Raphanus sativus L.; cultivo consorciado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese