SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Growing and yield of coriander and radish in function of intercropping establishment timesComparisonwise and experimentwise effects in fatorial experiments interactions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da et al. Efeito de nutrientes combinados com indutores de resistência na proteção contra a vassoura-de-bruxa no cacaueiro. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 61-67. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100009.

Na busca por novos indutores de resistência contra a vassoura-de-bruxa no cacaueiro avaliou-se o efeito de vários nutrientes, acibenzolar-S-metil (ASM) e a combinação desses nutrientes com ASM. Os produtos e as misturas foram pulverizados 30 dias antes da inoculação nas mudas do clone SIC-23. Foram utilizados os produtos comerciais Supa-potássio®(silicato de potássio), Hortifós® PK (fosfito de potássio) e Broadacre® Mn (sulfato de manganês), testados nas dosagens 2,5 mL; 5,0 mL; 10 mL/L de água, isoladamente ou combinados com ASM (0,2g/L). O experimento foi conduzido no delineamento de blocos ao acaso, no esquema fatorial, com quatro repetições de doze plantas/parcela. A incidência da doença foi avaliada 60 dias após a inoculação. Somente o ASM promoveu controle significativo da vassoura-de-bruxa. Os nutrientes aplicados isoladamente não apresentaram efeito na severidade da doença. Por outro lado, o efeito protetor do ASM desapareceu quando este foi misturado ao Supa-potássio®, na dose de 5 ou 10 mL/L.

Keywords : Resistência induzida; ASM; fosfitos; silicatos; manganês; Crinipellis perniciosa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese