SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Effect of nutrients combined with inducers of resistance on the protection of cocoa seedlings against witches' broomAggregate stability of a Red Latosol amended with turkey litter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

PERECIN, Dilermando  and  CARGNELUTTI FILHO, Alberto. Efeitos por comparações e por experimento em interações de experimentos fatoriais. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 68-72. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100010.

Avaliar efeitos de interações é um dos principais objetivos dos experimentos fatoriais. Em experimentos com dois fatores A e B, com m e n níveis de cada fator, respectivamente, há m x n possíveis interações e (m-1)(n-1) graus de liberdade associados. Freqüentemente somente parte dessas interações contribui efetivamente para a Soma de Quadrados da Interação e pode ser interessante examiná-las. O uso de nível de significância menos rigoroso para interpretação do efeito da interação "por experimento", em relação às demais fontes de variação da análise de variância, pode captar efeitos importantes. Recomenda-se o uso de p = 0,25 para a interpretação do efeito da interação "por experimento", mantendo-se o usual p = 0,05 para efeitos "por comparações". Mesmo no caso de interações significativas, comparações selecionadas, em lugar de apenas "cortes", podem auxiliar a interpretação de interações complexas.

Keywords : Análise de variância; desdobramento da interação; nível de significância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese