SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Aggregate stability of a Red Latosol amended with turkey litterFlowering induction of cyclamen plants after applying GA3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SANTANA, José Raniere Ferreira de; PAIVA, Renato; PEREIRA, Flávia Dionísio  and  OLIVEIRA, Lenaldo Moniz de. Estímulo do comportamento fotoautotrófico durante o enraizamento in vitro de Annona glabra L., I. desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 80-86. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100012.

Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de induzir a estímulo do comportamento fotoautotrófico durante o enraizamento in vitro em brotações de Annona glabra L. Brotações oriundas de cultivo em tubos fechados com tampa e película de PVC (cultivo sem aeração), com tampa sem a película de PVC e tampão de algodão (cultivo com aeração) foram inoculadas em meio WPM suplementado com 4,9 µ M de AIB e 164,4mM de carvão ativado na presença (58,42mM) ou ausência de sacarose. Durante o enraizamento, foram mantidas as mesmas condições de vedação dos tubos de ensaio em que as brotações foram induzidas. Após a inoculação, os tubos contendo os explantes foram mantidos em sala de crescimento sob radiação fotossintética ativa de 45-56 µ mol.m-2.s-1 a 25±3ºC. Os resultados mostraram que o enraizamento das brotações de A. glabra não dependeu do suprimento de sacarose no meio de cultura, em tubos fechados com o tampão de algodão ou tampa plástica sem PVC. A aeração dos tubos de ensaio trouxe incrementos de significativos (até 250%) na matéria seca radicular. A indução de raízes secundárias (laterais) em A. glabra só ocorreu em culturas com aeração, independentemente da presença ou ausência de sacarose no meio de cultura. Com os resultado desse experimento, conclui-se que o estímulo do comportamento fotoautotrófico em A.glabra pode ser obtido com sucesso durante a fase de enraizamento in vitro.

Keywords : Aeração in vitro; cultura de tecidos; redução de custos; fotoautotrofia; Annona glabra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese