SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Flowering induction of cyclamen plants after applying GA3Production of 'ponkan' tangerine tree after pruning recovery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

MUNIZ, Joel Augusto; CAMARGO, Mariele Santana; FERREIRA, Daniel Furtado  and  VEIGA, Ruben Delly. Métodos de estimação do coeficiente de endogamia em uma população diplóide com alelos múltiplos. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 93-102. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100014.

Com o presente trabalho, objetivou-se avaliar as propriedades de três estimadores do coeficiente de endogamia, F, em uma população diplóide com alelos múltiplos, por meio de dados de frequências alélicas de amostras de indíviduos, obtidas em populações simuladas, por meio do SAS. Foram avaliados o estimador de F, obtido pela média das estimativas nas análises de cada alelo, o estimador considerando a análise conjunta envolvendo todos os alelos, bem como aquele por meio de análise multivariada com os três alelos proposto por Long (1986). Os resultados encontrados para a média e variância dos estimadores, a partir de 1000 estimativas de F, calculadas para cada tamanho de amostra, mostraram que os três estimadores são tendenciosos. Entretanto, de maneira geral, observou-se que o estimador considerando a análise de variância conjunta foi menos tendencioso e apresentou menor variância, quando o coeficiente de endogamia na população era alto, enquanto que para populações com endogamia baixa a variância do estimador considerando a análise multivariada foi menor.

Keywords : Freqüência alélica; simulação; variação genética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese