SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Prodution of seedlings of lettuce with the use of prepared substrate with earthworm castingProtection of banana bunches with polyethylene sacks in edaphoclimatic conditions in Amazonas State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

OLIVEIRA, Rone Batista de et al. Produção de mudas de essências florestais em diferentes substratos e acompanhamento do desenvolvimento em campo. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 122-128. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100018.

Objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito de substratos com diferentes características físicas e químicas na formação de mudas e o desenvolvimento no campo das espécies Cedrela fissilis Vell. (cedro rosa), Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden (eucalipto), Acacia holocericea A. Cunn. ex G. Don (acácia) e Schinus terebinthifolius Raddi (aroeirinha), produzidas em tubetes de 55 cm3. Os substratos no viveiro foram constituídos de diversas combinações dos seguintes materiais: húmus de minhoca, esterco bovino curtido, esterco de galinha, turfa, casca de amendoim processada, casca de arroz carbonizada e palha de café. Na primeira etapa foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado (DIC). Foram avaliadas as variáveis morfológicas das mudas e suas relações. O delineamento estatístico no campo foi em blocos, em parcelas subdivididas e as covas foram preenchidas com dois diferentes tipos de adubações - esterco bovino e esterco bovino + condicionador de solo. Nessa etapa, foram avaliadas as variáveis altura e diâmetro das plantas. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de média (Newman-Keuls 5%). Conforme os resultados obtidos na etapa de viveiro, os substratos que podem ser recomendados para produção de mudas das espécies estudadas foram os à base de Húmus de minhoca, casca de amendoim processada e turfa. Na etapa de campo, a adubação com esterco bovino + condicionador de solo proporcionou maiores valores das variáveis em todas as espécies, com exceção da altura das plantas para a acácia.

Keywords : Viveiro; qualidade de mudas; desempenho pós-plantio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese