SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Yield of seedling species forestry of four using different substrates and development in fieldQuality of net melon (Cucumis melo L.) in function of the culture system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

MOREIRA, Adônis. Proteção de cachos de bananeira com sacos de polietileno nas condições edafoclimáticas do estado do Amazonas. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 129-136. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100019.

Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do ensacamento de cachos sobre a produção e qualidade dos frutos de quatro cultivares de bananeira [Thap Maeo (AAB), FHIA 18 (AAAB), Nanicão 2001 (AAA) e Prata Zulu (AAB)]. Empregou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x2, sendo os fatores: quatro cultivares e dois modos de condução (cachos ensacados e cachos não ensacados), com quatro repetições. O ensacamento foi efetuado com sacos de polietileno impregnados com inseticida organofosforado. As variáveis avaliadas foram: peso do cacho, comprimento do cacho, número de pencas, peso da segunda penca, número de frutos por penca, comprimento do fruto, espessura da casca e diâmetro da polpa. Nas condições edafoclimáticas locais, a proteção dos cachos com saco de polietileno diminuiu a produção e o diâmetro da polpa da cultivar Prata Zulu. Na cultivar Nanicão 2001, a prática do ensacamento de cachos propiciou maior comprimento dos frutos. O número de pencas, peso da segunda penca, espessura da casca, número de frutos por penca e comprimento do cacho não foram afetados pela prática do ensacamento, havendo diferenças somente entre as cultivares. O intervalo entre a inflorescência e a colheita apresentou correlação significativa somente com a produção dos cachos ensacados.

Keywords : Musa sp.; qualidade do fruto; produção; cobertura do cacho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese