SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Methane volumetric yield: swine wastesSpatial variability of chemical attributes and coffee productivity in two harvests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

RESENDE, Osvaldo; CORREA, Paulo César; GONELI, André Luís Duarte  and  RIBEIRO, Deise Menezes. Propriedades físicas do feijão durante a secagem: determinação e modelagem. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 225-230. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100033.

As propriedades físicas dos produtos agrícolas são influenciadas diretamente pela secagem. Assim, buscou-se com o presente trabalho avaliar o efeito do teor de água nas propriedades físicas dos grãos de feijão da cultivar Vermelho Coimbra, e ajustar diferentes modelos matemáticos aos valores experimentais. Analisaram-se duas metodologias para a determinação da massa específica aparente e da massa específica unitária. A massa específica aparente e a porosidade da massa foram determinadas utilizando-se uma balança de peso hectolitro e um picnômetro de comparação a ar, respectivamente. A massa específica unitária foi determinada em função da porosidade e da massa específica aparente. Os dados experimentais da massa específica aparente e unitária foram comparados com os obtidos pelo cálculo a partir da composição química média dos grãos de feijão. Concluiu-se que a redução no teor de água pela secagem influencia as propriedades físicas dos grãos, proporcionando a diminuição da porosidade e o aumento das massas específicas aparente e da massa específica unitária. A metodologia de determinação das massas específicas pela composição química média dos grãos de feijão apresenta limitação quanto à precisão dos resultados. As variações das propriedades físicas analisadas em função do teor de água são adequadamente representadas pelo modelo linear.

Keywords : Phaseolus vulgaris; porosidade; massa específica; modelos matemáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese