SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1The financial impact of the traceability in production systems of bovines in the State of Minas GeraisComparation among marmalades produced from different fruit quince species (Cydonia oblonga Miller and Chaenomeles sinensis Koehne) and cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

BISCARO, Guilherme Augusto; GUIMARAES-TOMAZELA, Andréa Bogatti; CRUZ, Raimundo Leite  and  LOPES, Marcelo Domingos Chamma. Aspectos sanitários do cultivo da alface americana, irrigada com águas recptoras de efluentes urbanos. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.1, pp. 295-301. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000100042.

Avaliou-se a influência da disposição de mangueiras gotejadoras nos canteiros e a injeção ou não de cloro na água de irrigação, nas condições sanitárias do solo e da alface americana irrigada (Lactuca sativa L.) com águas receptoras de efluentes urbanos. Foram realizadas análises microbiológicas de amostras de água do solo e da alface, no decorrer de todo o ciclo de cultivo. Objetivou-se determinar a possível existência de Salmonella spp. e de formas evolutivas de parasitos humanos e a quantidade de coliformes fecais, em pontos e épocas diferentes do experimento, impedindo assim o consumo da alface. Os resultados não indicaram a presença dos dois primeiros em nenhuma das amostras, mas sim de parasitos não humanos (nematóides) de vida livre no solo. Em relação à quantidade de coliformes fecais (NMP ml-1), o valor encontrado na cultura atende às exigências da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde brasileiro, porém a presença dos nematóides em quantidades superiores ao permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) inviabiliza o seu consumo.

Keywords : Nematóides; Salmonella; coliformes fecais; gotejamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese