SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Fatty acids profile of microalgae cultived with carbon dioxideEffect of the compacting of the soil on the seed in the emergency of the soy in direct planting system índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência e Agrotecnologia

versión impresa ISSN 1413-7054

Resumen

LOPES NETO, José Pinheiro; NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do  y  CALIL JUNIOR, Carlito. Análise estrutural de silos metálicos prismáticos. Ciênc. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.4, pp. 1252-1258. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542008000400033.

Nos últimos anos, o crescimento da agricultura brasileira tem forçado vários setores a se adequarem aos padrões produtivos com o intuito de se manterem competitivos, frente ao processo de globalização econômica. Nesse contexto, as fábricas de ração avícola tendem a buscar novas alternativas que favoreçam a produção e reduzam custos sem afetar a qualidade do produto final. Entre essas alternativas, destaca-se o uso de silos verticais por facilitar o processo de confecção das rações e eliminar os grandes depósitos horizontais. Diante dessa possibilidade, objetivou-se, com a presente pesquisa, estudar as tensões nas paredes em conformação ziguezague de um silo metálico prismático 2m x 1m e comparar os resultados obtidos com teorias e normas. Para o cálculo das tensões, utilizaram-se os métodos simplificados de Ravenet e Troitsky. Para a obtenção dos esforços reais nas paredes, utilizaram-se extensômetros elétricos. Dessa forma, conclui-se que, tanto a teoria de Ravenet quanto de Troistky, podem ser recomendadas para o dimensionamento de silos prismáticos por apresentarem boa aproximação com valores experimentais.

Palabras llave : Soja em pelets; tensão; conformação ziguezague.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués