SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Efeito de fungicidas e influência de fatores climáticos sobre a mancha manteigosa no cafeeiroEvolução de indicadores do ponto de colheita em manga 'Tommy Atkins' durante o crescimento e a maturação, nas condições do vale do São Francisco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

BARBOSA FILHO, Morel Pereira; COBUCCI, Tarcísio; FAGERIA, Nand Kumar  e  MENDES, Patrícia Neves. Época de aplicação de nitrogênio no feijoeiro irrigado monitorada com auxílio de sensor portátil. Ciênc. agrotec. [online]. 2009, vol.33, n.2, pp.425-431. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000200010.

A definição da melhor época para aplicação de N nas culturas é fundamental para aumentar a eficiência de uso do N e a produtividade e reduzir custos com fertilizantes. Objetivou-se, neste trabalho avaliar formas e épocas de aplicação de N no feijoeiro. As técnicas de manejo consistiram em antecipar a aplicação do N em relação à semeadura, em aplicações baseadas na recomendação local e na suficiência de N avaliada por meio do teor de clorofila na folha, determinado com auxílio do clorofilômetro Minolta SPAD-502. As produtividades de grãos alcançadas com a aplicação antecipada do N foram semelhantes àquelas obtidas em outras épocas. A aplicação de N na época indicada pelo ISN<90% foi promissora em predizer a necessidade de aplicação de N em cobertura com gasto de 60 kg ha-1 de N a menos e com maior eficiência agronômica do fertilizante. Os níveis críticos mínimos de leitura no clorofilômetro portátil para obtenção de 90% da produtividade máxima de grãos de feijão foram de 42 unidades-SPAD aos 30 dae e 46, no pleno florescimento do feijoeiro.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris L.; manejo do nitrogênio; clorofilômetro; índice relativo de clorofila; índice de suficiência de nitrogênio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons