SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Response of wheat cultivars to nitrogen related to sources and application time under irrigation in no-tillage systemEvaluation of chemical compounds in Fabaceae sprouts for the human consumption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

SILVA, Joseane Padilha da  and  LEANDRO, Roseli Aparecida. Uma abordagem bayesiana para o mapeamento de QTLS utilizando o método MCMC com saltos reversíveis. Ciênc. agrotec. [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 1061-1070. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000400017.

A utilização de metodologias bayesianas tem se tornado frequente nas aplicações em Genética, em particular em mapeamento de QTLs usando marcadores moleculares. Mapear um QTL significa identificar sua localização ao longo do genoma, estimar seus efeitos genéticos: aditivo, dominância, epistasia, etc. A abordagem bayesiana permite combinar a verossimilhança dos dados fenotípicos com distribuições a priori atribuídas a todas as quantidades desconhecidas no modelo (número, localização no genoma e efeitos genéticos dos QTLs) de forma a fornecer distribuições a posteriori a respeito dessas quantidades. Métodos de mapeamento bayesiano podem incorporar a incerteza relativa ao número desconhecido de QTLs na análise; essa incerteza, no entanto, resulta em complicações na obtenção da amostra da distribuição conjunta a posteriori, uma vez que a dimensão do espaço do modelo pode variar. O método MCMC com Saltos Reversíveis (MCMC-SR), proposto por Green (1995), é uma excelente ferramenta para explorar a distribuição conjunta a posteriori nesse contexto. Neste trabalho, explora-se o método MCMC-SR, utilizando dados artificiais gerados no software WinQTLCart, atribuindo-se diferentes prioris para o número de QTLs.

Keywords : Mapeamento de QTLs; gibbs-sampler; metropolis-hastings; MCMC com saltos reversíveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese