SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Características físicas, físico-químicas e sensoriais da água de frutos de coqueiro anão verde oriundo de produção convencional e orgânicaQualidade de abacates (Persea americana Mill.) minimally processados armazenados sob diferentes temperaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

QUEIROZ, Elvio Cardoso et al. Determinação da razão isotópica δ13C em bebidas comerciais a base de laranja. Ciênc. agrotec. [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 1085-1094. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000400020.

Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de quantificar a proporção de carbono de fonte C3 (suco de laranja) e carbono C4 (açúcar de cana) em bebidas comerciais à base de laranja. Foram analisadas isotopicamente 33 diferentes marcas comerciais de bebidas de laranja. A composição isotópica do carbono (δ13C) foi determinada por espectrometria de massa de razão isotópica (IRMS). As equações empregadas para quantificar a proporção da fonte C3 e C4 de carbono nas bebidas apresentam fatores de correções baseados na concentração de açúcares redutores totais em relação aos sólidos solúveis. Os sólidos insolúveis (polpa) foram usados como padrão isotópico interno do suco de laranja empregado na formulação da bebida comercial, o que permitiu a quantificação de fonte C3 nessas bebidas. As análises isotópicas das bebidas comerciais mostraram quatro adulterações, sendo uma amostra de suco de laranja integral, uma amostra de suco concentrado, duas amostras de suco adoçado de laranja. Para amostras com ausência de polpa na sua constituição, adotou-se como padrão de fonte C3 o valor isotópico de δ13C -26,19‰, proveniente da compilação de um banco de dados de 31 amostras de sucos puros de laranja provenientes de 12 regiões produtoras do Estado de São Paulo. Nas bebidas denominadas repositores energéticos, bebida mista e "frutas cítricas", o valor isotópico de 13C foi similar ao açúcar de cana (δ13C -12,48‰), indicando pouco suco de fruta em sua formulação.

Palavras-chave : Suco; néctar; isótopos; adulteração; fraude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português