SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Composição e cinética de degradação do ácido ascórbico em rações para aquicultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

MARCATO, Simara Márcia et al. Crescimento e deposição de nutrientes nas penas, músculo, ossos e pele de frangos de corte de duas linhagens comerciais. Ciênc. agrotec. [online]. 2009, vol.33, n.4, pp. 1159-1168. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000400030.

Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar o perfil de crescimento e de deposição de nutrientes nas penas, nos músculos, nos ossos e na pele de machos e fêmeas de frangos de corte das linhagens Ross e Cobb, no período de 1 a 56 dias de idade. Foram utilizados 1920 pintos, alojados em boxes de um galpão experimental, em piso. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, fatorial (2 x 2), sendo 2 linhagens e 2 sexos, 4 repetições de 120 aves cada. As aves foram alimentadas com ração, formuladas para atender às exigências nutricionais das aves nas diferentes fases de criação. As aves foram abatidas semanalmente, após um jejum de 24 horas e, em seguida, foram depenadas, evisceradas e realizadas a separação dos ossos, da pele e dos músculos, estes foram pesados e armazenados em câmara fria. Após, foram moídos e liofilizados para realizar as análises laboratoriais. Os parâmetros de peso e de deposição de nutrientes obtidos semanalmente foram estimados em função da equação de Gompertz, e as taxas de crescimento por meio das derivadas das equações. Houve interação (P<0,05) entre linhagens e sexo para peso à maturidade (Pm) e idade de máximo crescimento (t*) do peso e proteínas das penas e Pm, b (taxa de maturidade) e t* de peso do músculo. O crescimento das penas foi mais tardio para as aves Cobb, contudo, a ave Ross foi mais tardia na taxa de crescimento de proteína no músculo. Os parâmetros para peso dos ossos e pele, foram semelhantes entre as linhagens estudadas.

Palavras-chave : Avicultura; curvas de crescimento; Gompertz; músculo; ossos e pele.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português