SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue6Corporal composition of swine feed fron 10 to 20 kg with diet containing different levels of lysine and crude proteinEffect of mineral protein suplements on live weight gain of grazing cattle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

OLIVEIRA, Rodrigo Palomo de et al. Efeitos da relação concentrado: volumoso sobre o desempenho de cordeiros Santa Inês. Ciênc. agrotec. [online]. 2009, vol.33, n.6, pp. 1637-1642. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542009000600025.

O experimento foi conduzido no Setor de Ovinocultura da Universidade Federal de Lavras, com o objetivo de avaliar os efeitos das diferentes relações concentrado:volumoso sobre o desempenho de cordeiros Santa Inês após o desmame. Foram utilizados 40 cordeiros, machos não castrados, que foram alimentados com quatro dietas: dieta A (100% concentrado), dieta B (75:25 concentrado:volumoso), dieta C (50:50 concentrado:volumoso) e dieta D (25:75 concentrado:volumoso). As dietas experimentais foram iso-protéicas, diferenciando apenas em seus níveis de concentrado:volumoso e foram balanceadas para atender às exigências nutricionais segundo as recomendações do Agricultural Research Council (1980). O período experimental não teve duração pré-fixada, pois correspondeu ao período necessário para que o último cordeiro atingisse o peso vivo de 35 Kg. Os consumos de matéria seca (CMS), consumos de proteína bruta (CPB), consumos de fibra em detergente neutro (CFDN) e consumos de fibra em detergente ácido (CFDA), foram afetados pelas diferentes relações de concentrado:volumoso, sendo que, os animais alimentados com dietas com maior inclusão de concentrado apresentaram os melhores resultados para as variáveis relativas ao desenvolvimento. Os cordeiros alimentados com a dieta com maior inclusão de volumoso não apresentaram ganho de peso, pelo contrário, apresentaram perda de peso, sendo que nenhum animal chegou ao peso de abate e a mortalidade foi extremamente alta (80%).

Keywords : Consumo; Santa Inês; cana-de-açúcar; nutrição; ovinos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English