SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Fixação de carbono e a emissão dos gases de efeito estufa na exploração da cana-de-açúcarOsmocondicionamento em sementes de pimenta 'amarela comprida' (Capsicum annuum L.) Submetidas à deterioração controlada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

DALASTRA, Idiana Marina et al. Germinação de sementes de nogueira-macadâmia submetidas à incisão e imersão em ácido giberélico. Ciênc. agrotec. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp. 641-645. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542010000300016.

Neste trabalho, objetivou-se avaliar a emergência de plântulas de nogueira-macadâmia, por meio do uso de incisão nas sementes e imersão em ácido giberélico. Sementes do cultivar IAC-Campinas B, extraídas de frutos maduros foram padronizadas quanto ao tamanho e sanidade. Foram imergidas em recipiente preenchido por água. Em 80 sementes, realizou-se incisão de 0,5 cm na casca, no sentido longitudinal ao embrião, deixando as amêndoas expostas. Outras 80 sementes foram mantidas intactas. Em seguida, todas as sementes foram submersas em diferentes concentrações de ácido giberélico: 0, 150, 300 e 450 mg L-1, por 90 horas, com sistema de oxigenação. Após esse período, as sementes foram colocadas em bandejas plásticas, entre camadas de areia grossa autoclavada, preservadas em laboratório com temperatura controlada (em torno de 25ºC). As bandejas foram umedecidas diariamente, com auxílio de regador manual. Após 180 dias, mensurou-se a porcentagem de emergência, os comprimentos médios das raízes, das partes aéreas e a massas secas médias totais das plântulas. Concluiu-se que a incisão e imersão de nogueira-macadâmia em ácido giberélico foram prejudiciais à emergência e desenvolvimento das plântulas.

Palavras-chave : Macadamia integrifolia; superação de dormência; fitorregulador; propagação; produção de mudas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português