SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Qualidade do suco de maracujá-amarelo em diferentes pontos de colheita e após o amadurecimentoEfeito de cargas aplicadas e profundidades de semeadura no desenvolvimento da cultura do feijão em sistema plantio direto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

REIS, Guilherme Lanna et al. Avaliação econômica da aplicação de fertilizantes nitrogenados em pastagens destinadas a vacas em lactação. Ciênc. agrotec. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp. 730-738. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542010000300028.

O crescimento da renda e da população mundial tem demandado um aumento de alimentos e de insumos. Essas questões afetam diretamente a pecuária leiteira explorada em pastagens intensivas. Por meio deste estudo, buscou-se avaliar economicamente a estratégia da fertilização nitrogenada em pastagens destinadas a atividade leiteira, em distintos cenários econômicos e produtivos. Utilizou-se a margem bruta como indicador econômico. Ficou evidenciada a importância da eficiência da utilização de insumos e de forragem. No cenário atual de preços de fertilizante e de leite, a fertilização com nitrogênio (N) foi viável economicamente, principalmente em doses de, aproximadamente, 200 kg de N/ha/ano, quando houve fornecimento de concentrados e 400 kg de N/ha/ano, quando não ocorreu essa suplementação. Neste trabalho, a uréia apresentou melhor resultado econômico em relação ao sulfato de amônio.

Palavras-chave : Alimentos; demanda; margem bruta; simulação; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português