SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Qualidade do suco de maracujá-amarelo em diferentes pontos de colheita e após o amadurecimentoEfeito de cargas aplicadas e profundidades de semeadura no desenvolvimento da cultura do feijão em sistema plantio direto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

REIS, Guilherme Lanna et al. Avaliação econômica da aplicação de fertilizantes nitrogenados em pastagens destinadas a vacas em lactação. Ciênc. agrotec. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp. 730-738. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542010000300028.

O crescimento da renda e da população mundial tem demandado um aumento de alimentos e de insumos. Essas questões afetam diretamente a pecuária leiteira explorada em pastagens intensivas. Por meio deste estudo, buscou-se avaliar economicamente a estratégia da fertilização nitrogenada em pastagens destinadas a atividade leiteira, em distintos cenários econômicos e produtivos. Utilizou-se a margem bruta como indicador econômico. Ficou evidenciada a importância da eficiência da utilização de insumos e de forragem. No cenário atual de preços de fertilizante e de leite, a fertilização com nitrogênio (N) foi viável economicamente, principalmente em doses de, aproximadamente, 200 kg de N/ha/ano, quando houve fornecimento de concentrados e 400 kg de N/ha/ano, quando não ocorreu essa suplementação. Neste trabalho, a uréia apresentou melhor resultado econômico em relação ao sulfato de amônio.

Palavras-chave : Alimentos; demanda; margem bruta; simulação; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Portuguêspdf em Português