SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Precisão experimental dos ensaios de milho pelo método de PapadakisLecitina, silicone e amido na adubação foliar de couve (Brassica oleracea L.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

SILVA, Valkíria Fabiana da; MORAES, Jair Campos  e  MELO, Bruno Almeida. Influência de silício no desenvolvimento de batateiras e na ocorrência de insetos-praga. Ciênc. agrotec. [online]. 2010, vol.34, n.6, pp. 1465-1469. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542010000600016.

A cultura da batata é suscetível a diversos insetos-praga, incluindo os pulgões (Hemiptera: Aphididae) e a vaquinha Diabrotica speciosa (Coleoptera: Chrysomelidae). A indução de resistência, por meio do tratamento com silício, é uma das táticas usadas no manejo integrado de pragas. Objetivou-se, no presente trabalho avaliar o efeito da aplicação foliar de ácido silícico sobre o desenvolvimento, produtividade e grau de infestação por pulgões e vaquinhas, em batateiras cultivadas em composto orgânico ou fertilizante químico. Foram testados quatro tratamentos: plantas cultivadas em solo suplementado com composto orgânico (30 t/ha) (tratadas e não tratadas com 0,5% de ácido silícico) e plantas cultivadas em solo suplementado com fertilizante NPK (4:14:8; 4 t/ha; tratadas e não tratadas com 0,5% de ácido silícico). O número de pulgões e vaquinhas observados nas folhas, assim como o número de lesões causadas pelas vaquinhas, foi determinado durante o desenvolvimento das plantas. A altura e o diâmetro da haste foram determinados 60 dias após a emergência das hastes, enquanto a produtividade foi determinada 95 dias após o plantio da batata-semente. Pelos resultados demonstrou-se que não houve interação entre a aplicação de silício e o tipo de cultivo. Além disso, a incidência de vaquinhas e pulgões não foi influenciada pela aplicação foliar semanal de silício, bem como o desenvolvimento e produtividade da cultura. Embora o desenvolvimento e produtividade das plantas cultivadas na presença de composto orgânico tenha sido inferior àquelas cultivadas em presença de fertilizante químico, as primeiras mostraram-se menos suscetíveis ao ataque das vaquinhas.

Palavras-chave : Solanum tuberosum; ácido silícico; resistência a insetos-praga.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês