SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número especialCobertura do solo com cama-de-frango, com e sem amontoa, na produção de beterrabaEfeito de restos da cultura do abacaxizeiro e de agrobio na fauna do solo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

SILVA, Marcelo de Almeida; CAPUTO, Marina Maitto; PERECIN, Dilermando  e  BRESSIANI, José Antônio. Comparação de ambientes na germinação de cariopses de cana-de-açúcar. Ciênc. agrotec. [online]. 2010, vol.34, n.spe, pp. 1604-1609. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542010000700003.

A obtenção de cariopses de cana-de-açúcar por meio de cruzamento de parentais é de primordial importância para os programas de melhoramento de cultivares. Objetivou-se, neste trabalho comparar o ambiente de germinação de cariopses da casa de vegetação do Programa Cana IAC com um ambiente de condições controladas, a fim de avaliar sua eficiência, no período de 30/09 a 09/10/2004. Foram desenvolvidos dois experimentos, em delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições, em Jaú, SP. Um deles foi montado sob condições de laboratório em câmara de germinação e outro em casa de vegetação em condições não controladas, sendo cada tratamento constituído por 100 cariopses por repetição, provenientes de seis cruzamentos. Foram realizadas avaliações do índice de velocidade de germinação (IVG), da porcentagem (%G) e dos dias para emergência (DE), em intervalos de 24 horas, após a instalação dos testes. A massa de 100 sementes de cada cruzamento também foi avaliada com o propósito de verificar sua influência nos demais atributos da germinação. Os resultados foram submetidos à análise de variância e a comparação de médias foi feita pelo teste de Tukey, a 0,05 de significância. A massa de 100 sementes foi diferente entre os cruzamentos, e interferiu, de maneira geral, nos atributos IVG e % G. Concluiu-se que a casa de vegetação utilizada pelo Programa Cana IAC proporciona porcentagens de germinação semelhantes às da câmara de germinação, porém condições controladas favorecem o IVG e os DE.

Palavras-chave : Saccharum sp; vigor de plântulas e índice de velocidade de germinação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português