SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Squash production as a function of seedling ageProductivity and bromatological composition of Brachiaria spp. in the Higher Jequitinhonha Valley índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência e Agrotecnologia

versión impresa ISSN 1413-7054

Resumen

SILVA, Douglas Ramos Guelfi et al. Produtividade e eficiência da adubação nitrogenada em milho sob doses de uréia comum e com NBPT. Ciênc. agrotec. [online]. 2011, vol.35, n.3, pp. 516-523. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542011000300012.

O manejo da adubação nitrogenada é complexo em razão das diversas transformações do nitrogênio que ocorrem no sistema solo-planta-atmosfera, diminuindo a eficiência da adubação, produtividade e a margem de lucro das áreas de produção de milho. Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes doses de uréia comum e com NBPT [N-(n-butyl) thiophosphoric triamide] na produtividade e eficiência da adubação nitrogenada na cultura do milho, correlacionado com análise econômica simples. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados com seis repetições, em esquema fatorial 2 x 4, constituídos por duas fontes de N (uréia comum e uréia tratada com NBPT) e quatro doses de nitrogênio em cobertura (60, 120, 180 e 240 kg ha-1). As fontes e doses de nitrogênio influenciaram na produtividade e nos teores de N da folha e dos grãos, enquanto que os componentes de produção (tamanho e diâmetro da espiga e porcentagem de palha e sabugo) não foram alterados. A eficiência agronômica da adubação nitrogenada diminuiu com o aumento das doses de N aplicadas em cobertura. A maior margem bruta de ganho da cultura do milho é obtida com aplicação de uréia tratada com NBPT, na dosagem de 180 kg ha-1.

Palabras llave : Zea mays; nitrogênio; inibidor da urease; eficiência agronômica; margem bruta de lucro.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés