SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Energetic protein supplementation on heifers performance in grazing during the finish phase índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


Ciência e Agrotecnologia

versión impresa ISSN 1413-7054

Resumen

VASCONCELLOS, Carlos Henrique de Figueiredo et al. Uso da LIPE® como indicador externo na determinação da digestibilidade da proteína e matéria seca de alimentos em frangos de corte. Ciênc. agrotec. [online]. 2011, vol.35, n.3, pp. 613-620. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542011000300025.

Realizou-se um ensaio metabólico para avaliar a lignina purificada de eucalipto (LIPE®), como indicador na determinação da digestibilidade da proteína bruta e matéria seca de alimentos para frangos de corte. Os tratamentos corresponderam a uma dieta basal e outras oito dietas contendo os alimentos-teste. Os alimentos foram: milho, milho expandido, farelo de soja, farelo de soja expandido, glúten de milho 22%, glúten de milho 60%, farinha de carne e ossos e farinha de penas e vísceras. Os alimentos protéicos e os com menor teor de proteína substituíram 25 e 40% da dieta basal, respectivamente. Foram utilizados 270 pintos de corte, linhagem Ross, de ambos os sexos, dos 21 aos 31 dias de idade. Utilizou-se um delineamento experimental inteiramente ao acaso em esquema fatorial 9×3 (rações × métodos), com três repetições. Os coeficientes de digestibilidade (CD) da proteína e da matéria seca e os valores da proteína bruta digestível e da matéria seca digestível de sete das nove dietas, calculados pelos métodos da coleta total de excretas e dos indicadores óxido crômico e LIPE®, foram semelhantes. Com os alimentos-teste, farelo de soja expandido e farinha de penas e vísceras, o uso de óxido crômico resultou em CD e valores de proteína e matéria seca digestível mais altos, quando comparado com o uso da LIPE® e da coleta total de excretas que foram semelhantes entre si. Pode-se considerar que a proteína bruta digestível e matéria seca digestível dos alimentos, calculada pelos três métodos, foram equivalentes. A LIPE® pode ser validada como indicador de digestibilidade da proteína e matéria seca de alimentos para frangos de corte.

Palabras llave : Frangos de corte; digestibilidade; óxido crômico; coleta total de excretas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués