SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Seasonality and stability of forage production of Brachiaraia ruziziensis progeniesInfluence of different management systems and liming on mycorrhizal arbuscular fungi in a long-term experiment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

FERREIRA, Clarissa Alves et al. Identificação de cultivares e certificação da pureza genética de gladíolo por meio de marcadores morfológicos. Ciênc. agrotec. [online]. 2011, vol.35, n.4, pp. 692-700. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542011000400007.

A caracterização de cultivares de flores é fundamental nos processos de registro e proteção dessas e também na certificação da pureza genética. Nesse trabalho foram realizadas a caracterização e a certificação da pureza genética de cultivares de Gladiolus sp. por meio de marcadores morfológicos. Utilizaram-se onze cultivares de Gladiolus sp., e para a caracterização das cultivares, as parcelas foram constituídas de 25 plantas avaliando-se características dos cormos, folhas e flores. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados, com quatro repetições Para a certificação da pureza genética, foram instaladas parcelas constituídas de 24 plantas e cormos contendo contaminação varietal em diferentes proporções. Foram utilizadas três cultivares para compor os tratamentos e as avaliações foram conduzidas por três avaliadores que desconheciam a porcentagem existente de contaminação varietal. Foram calculadas as porcentagens de acerto e de erro com base nos resultados obtidos nas avaliações. Foi calculado o desvio padrão da média dos resultados nas quatro repetições, obtidos pelos três avaliadores. Para verificar a significância dos desvios entre os resultados obtidos pelos avaliadores foi utilizado o teste de qui-quadrado ( χ2). Por meio de características do cormo é possível diferenciar quatro cultivares das onze avaliadas. A característica da cor das flores é o descritor morfológico mais seguro para a diferenciação das cultivares de gladíolo. Dependendo das características das cultivares contaminantes e das cultivares em análises é possível utilizar descritores morfológicos para a certificação de pureza genética em cultivares de gladíolo.

Keywords : Gladiolus sp; flores; contaminação varietal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese