SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue5Addition effect of cheese whey in the process of obtaining ethanol from sweet potatoEffects of the use of soybean oil and animal fat in the diet of laying hens on production performance and egg quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

GONZALEZ, Samantha Lemke et al. Determinação da atividade da pectina metilesterase por diferentes métodos e inativação térmica da PME exógena no suco de manga. Ciênc. agrotec. [online]. 2011, vol.35, n.5, pp. 987-994. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542011000500017.

A PME hidrolisa os grupos metil éster na cadeia da pectina, formando grupos carboxílicos, liberando metanol e H3O+. Objetivou-se, com o presente estudo, determinar a atividade da PME em amostras de pectinases por espectroscopia Uv-vis para quantificar o ácido e o metanol produzido na reação da pectina com as pectinases e verificar a inativação térmica da PME exógena no suco de manga. A atividade da PME nas três amostras de pectinases foi determinada por potenciometria, espectroscopia Uv-Vis, e pela ação da álcool oxidase. A reação mostrou uma maior atividade em H de 4,0 a 4,5 e a temperatura de 45º C. A atividade da PME, determinada por UV-Vis com o indicador azul de bromofenol apresentou uma boa correlação com a atividade determinada por potenciometria e com a álcool oxidase. Os resultados mostraram que o indicador azul de bromofenol pode ser utilizado para determinar a atividade da PME em amostras de pectinases em que o pH ótimo situa-se na faixa ácida. A inativação térmica da PME no suco de manga ocorreu na temperatura de 75º C, por 20 min de exposição.

Keywords : Pectina metilesterase; atividade; inativação térmica; suco de manga.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English