SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Progresso genético da seleção recorrente fenotípica em milho-pipocaRelação entre estádio de maturação dos frutos e qualidade fisiológica de sementes de pinhão manso (Jatropha curcas L.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

VEIGA, Adriano Delly et al. QTLs associados à resistência a cercosporiose e produção de grãos em milho. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.1, pp. 31-38. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000100004.

A incorporação de resistência genética a doenças e o aumento na produtividade de grãos estão entre os principais objetivos dos programas de desenvolvimento de híbridos. A identificação de locos de caracteres quantitativos (QTL) por meio de análises estatísticas associadas a marcadores moleculares possibilita a rápida obtenção de híbridos resistentes e produtivos. Nesta pesquisa, objetivou-se identificar locos de caracteres quantitativos (QTL) associados com resistência à cercosporiose e com produção de grãos em germoplasma de milho tropical. Foram utilizadas duas linhagens contrastantes em níveis de reação à doença (genótipos pertencentes à GENESEEDS - Ltda), seu híbrido F1 e a população segregante F2. Essas plantas foram fenotipadas quanto à resistência a doença e quanto a produção de grãos e genotipadas com 94 marcadores de microssatélites. A associação dos marcadores ao QTL foi realizada por meio de análises de marcas individuais, utilizando as metodologias de regressão linear e análise da máxima verossimilhança. Observou-se que o tipo de efeito predominante no controle genético da resistência a cercosporiose foi o aditivo e para o controle genético da produção de grãos foi de dominância. Os marcadores microssatélites mais promissores para serem utilizados em estudos de seleção assistida para resistência a cercosporiose são umc2082 na posição 4.03 e umc1117 na posição 4.04 e para produção de grãos, umc1042 e umc1058 nas posições 2.07 e 4.11.

Palavras-chave : Máxima verossimilhança; microssatélites; regressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês