SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Sea surface temperature (SST) and rainfall erosivity in the Upper Grande River Basin, southeast BrazilUse of sawdust Eucalyptus sp. in the preparation of activated carbons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

BENAVENTE, César Augusto Ticona  and  PINTO, César Augusto Brasil Pereira. Intensidade de seleção de famílias e clones no melhoramento genético da batata. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.1, pp. 60-68. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000100008.

A seleção de famílias não tem sido um método recomendado para a seleção de plantas de propagação vegetativa. Para verificar sua utilidade no melhoramento da batata, realizou-se uma série de experimentos em condições de temperaturas elevadas (safra das águas). Trinta famílias clonais provenientes de genitores tolerantes ao calor foram avaliadas para produção e peso específico de tubérculos. Depois de obtidas a geração seedling (GS) e a primeira geração clonal (PGC) foram avaliados clones individuais, por mais duas gerações. Foram realizadas simulações de diferentes intensidades de seleção de famílias na GS e PGC e intensidades de seleção de clones nas gerações seguintes. Os resultados indicam que intensidades de 50 e 60% produzem os maiores ganhos. As estimativas da h2 em nível de famílias foram maiores que em nível de clones, o que confirma a eficiência da seleção de famílias em gerações precoces. A seleção de famílias para peso específico pode ser realizada em gerações precoces (GS e PGC), independentemente das condições de temperatura que será realizada a seleção clonal. A seleção sequencial de famílias, com intensidades de 60% (SG) e 60% (PGC), promoveria maior eficiência da seleção de clones na segunda e terceira geração clonal. No caso de aplicar intensidades mais fortes para aumentar a eficiência da seleção sequencial (GS e PGC), intensidades fracas devem ser aplicadas na GS e mais fortes na PGC . A seleção de famílias para a produtividade de tubérculos poderia ser aplicada na PGC, desde que a seleção de clones individuais não ocorra em condições contrastantes de temperatura.

Keywords : Seleção sequencial; simulação computacional; Solanum tuberosum.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English